segunda-feira, 24 de outubro de 2016

"FRANKIE E O CASAMENTO" - CARSON McCULLERS - LEITURAS 2016 - XXXVII

Resultado de imagem para frankie e o casamento carson Mccullers

Aconteceu naquele Verão verde e absurdo quando Frankie tinha doze anos. Este foi o Verão em que, há muito, ela não era sócia de nada. Não pertencia a nenhum clube, não era sócia de nada no mundo. Frankie tornara-se uma pessoa desvinculada que rondava pelas portas, e tinha medo.............

Quando um livro começa assim sinto logo aquela satisfação que nos envolve quando se aproxima algo de bom e que de imediato nos amarra ao livro com um prazer enorme, uma grande satisfação e alegria, diria mesmo felicidade.


"FRANKIE E O CASAMENTO" é mais um belo livro deste excelente escritora norte americana que continuo a descobrir a cada livro que leio e dos três que já li, para além deste, ("O CORAÇÃO É UM CAÇADOR SOLITÁRIO", "A BALADA DO CAFÉ TRISTE", "REFLEXOS NUM OLHO DOURADO") não sei sinceramente qual deles mais gostei.

O Universo que CARSON MCCULLERS constrói faz-me muito lembrar os desenhados por Flannery O'Connor, Joyce Carol Oates ou Truman Capote, universos estranhos mas cheios de imaginação e que nos surpreendem a cada página.

Carson McCullers constrói neste livro três personagens sublimes, Frankie, a personagem principal que a meio do livro muda de identidade (auto-intitulando-se F.Jasmine) já que é seu desejo dar outro rumo à sua vida, quer ir à procura de outro mundo já que sente que aquele onde vive é para ela tão pequeno. É uma criança de 12 anos mas com pensamentos profundos.
Outra interessante personagem é John Henry, um rapaz de 6 anos que segue Frankie (sua prima) para todo o lado.
A terceira personagem é a cozinheira da família, Berenice, uma mulher negra, que tem um olho de vidro azul brilhante e que constantemente confronta Frankie nas sua ideias e planos.

Tudo começa quando Frankie é convidada para o casamento do irmão lá bem longe (Alasca) do pequeno lugar onde vive. É a oportunidade que esperava para ir conhecer outro mundo.

Realmente o universo que Carson McCullers constrói com a sua escrita é fascinante; apenas alguns lampejos:

-o rádio esteve ligado dia e noite, de tal modo que já ninguém o ouvia...

-na vizinhança, ouviu o som das vozes do entardecer...

-não se pode fazer uma bolsa de seda com a orelha de uma porca...


Resultado de imagem para carson Mccullers fotos
Carson McCullers   -   Columbus 1917  -  Nova Iorque  1967

nota 4 - bom

0-li, mas foi zero
1-desisti
2-li, mas não me cativou
3-razoável
3,5-interessante
4-bom
5-muito bom
6-excelente
7-obra-prima



Sem comentários:

Enviar um comentário