terça-feira, 4 de abril de 2017

"A AMÉRICA E OS AMERICANOS" E OUTROS TEXTOS - JOHN STEINBECK - LEITURAS 2017 - VI

Resultado de imagem para a américa e os americanos livros do brasil

"Os Náufragos do Autocarro", "A Batalha Incerta", "A Leste do Paraíso" e "As Vinhas da Ira", são quatro dos livros que li quando ainda era um iniciado nesta deliciosa actividade que é a leitura e que, desde logo, me viciaram na mesma, passando John Steinbeck a fazer parte dos meus escritores preferidos.

Este "A América e os Americanos" é uma pequena antologia que reúne pequenos ensaios e peças jornalísticas que, vão desde alguns artigos de 1936, que serviram de inspiração para o célebre romance "As Vinhas da Ira", até ao último livro que publicou, "A América e os Americanos", de 1966. 

Fiquei a saber, por exemplo, que:

-Shirley Temple, à época uma garota, foi denunciada pela Comissão Dies, tal como John Steinbeck, por terem contribuído com dinheiro para auxílio médico à Espanha lealista e acusados de comunistas.

-Mark Twain não foi levado a sério durante décadas, em grande parte devido ao seu sentido de humor.

Há portanto, neste livro de mais de 450 páginas, muito assunto interessante.

Por vezes, sofremos algumas decepções quando estamos muito tempo sem ler um determinado autor (ou livro) de quem gostámos muito e só voltamos a lê-lo, às vezes passados anos. Não posso contudo dizer que foi este o caso, porque continuo a gostar da escrita deste grande autor, embora, talvez pelos assuntos abordados, considere este um livro datado.


Resultado de imagem para john steinbeck biografia
John Steinbeck  EUA-Salinas-Califórnia 1902-1968




nota 3  -  razoável

0-li, mas foi zero
1-desisti
2-li, mas não me cativou
3-razoável
3,5-interessante
4-bom
5-muito bom
6-excelente

7-obra-prima

Sem comentários:

Enviar um comentário