domingo, 14 de maio de 2017

LEITURAS 2017 - VIII - "JOSÉ SARAMAGO - NAS SUAS PALAVRAS"

Resultado de imagem para livro de Jose Saramago Nas Suas Palavras

Ontem, quando no interior de uma Biblioteca fazia a minha ronda (de autêntico rato de biblioteca) quase diária, uma pessoa minha conhecida com quem, ocasionalmente, costumo beber café, pediu-me a opinião sobre um determinado livro que queria levar para leitura domiciliária, e se eu já o tinha lido; como não tinha, recomendei-lhe outro, "O ano da morte de Ricardo Reis" de José Saramago. Eis um breve resumo do diálogo que na altura encetámos:

-José Saramago? mas os livros dele não têem pontuação.
eu -não têem pontuação? mas já leu algum livro do Saramago?
-ainda não li nenhum, mas é o que tenho ouvido dizer
eu-ó caro amigo isso são apenas conversas de escárnio e mal dizer

Realmente criou-se, de algum modo, o mito de que os livros de José Saramago não teriam pontuação. São apenas palavras maldosas que se inventaram para denegrir um homem que é, ainda continua a ser, ao mesmo tempo amado e odiado, e bem injustiçado foi por alguns governantes deste país.

Naturalmente que este aspecto da pontuação não está isento de controvérsia. Para o professor universitário Carlos Reis, da Universidade de Coimbra, só os comentadores apressados e os críticos que o não leram é que dizem que Saramago não usa pontuação -"um disparate sem remissão possível". 

Saramago é um grande escritor, costumo dizer, o melhor escritor português depois de Camões (obviamente que esta afirmação é minha e, claro, vale o que vale).

O livro que acabo de ler (José Saramago-Nas Suas Palavras) é uma recolha de intervenções/afirmações que o grande escritor português fez ao longo da sua -curta- vida literária, intervenções que, como se refere no prefácio, constituíram um dos traços centrais do perfil intelectual de José Saramago.

Gostei muito deste livro que se lê como um jornal Saramaguiano.

Tem interessantíssimas intervenções de José Saramago feitas por esse mundo fora e fiquei, por exemplo, a conhecer um pouco melhor do seu carácter, que brevemente tentarei abordar.


Resultado de imagem para jose saramago jovem
José Saramago jovem
 na foto da esquerda, curioso o que me parece ser, na lapela do casaco, o emblema do Benfica 



nota 4  -  bom

0-li, mas foi zero
1-desisti
2-li, mas não me cativou
3-razoável
3,5-interessante
4-bom
5-muito bom
6-excelente
7-obra-prima

Sem comentários:

Enviar um comentário