sábado, 25 de novembro de 2017

"DOIS NEGROS EM ESTHERVILLE" - ERSKINE CALDWELL - LEITURAS 2017 - XXI




Um livro imprescindível para se conhecer o lado mais pérfido e mais cruel do ser humano.

Dois irmãos, afro-americanos, Ganus e Kathyanne, vindos do campo, chegam à pequena cidade de Estherville para cuidar da velha tia doente.

Ganus é uma personagem admirável, a sua ingenuidade, a sua infantilidade são absolutamente trucidadas a cada passo da sua vida, enfrentando um verdadeiro calvário para tentar um emprego, de que tanto necessita, O leitor consegue sentir na pele o sofrimento deste irmão de Kathyanne, parecendo, por vezes, sentir ele próprio as injustiças, a malvadez e o horror de que estes dois irmãos são vítimas, sobretudo Ganus. 

Caldwell traça aqui mais um perfeito retrato da mesquinhez e da maldade humanas e do ambiente de pequenez e malvadez das pequenas cidades americanas, onde, neste caso, o racismo imperava.   

Este excelente pequeno/grande livro de 179 páginas, é o nº. 155 duma excelente colecção que, em tempos -anos 60-, foi editado pelos Livros do Brasil, a Colecção Miniatura. Estão actualmente a ser reeditados alguns números (creio que já saíram seis), não sei se a colecção inteira, mas creio que não até porque a numeração dos títulos não é igual à primitiva. 

Aconselho vivamente este excelente livro sobre o racismo mas, sobretudo, sobre a crueldade, a malvadez de que o ser humano é capaz, em determinadas situações e ambientes.


Resultado de imagem para erskine caldwell
Erskine Caldwell  -  EUA 1903-1987

4 - bom

0 - li, mas foi zero
1 - desisti
2 - li, mas não me cativou
3 - razoável
3,5 - interessante
4 - bom
5 - muito bom
6 - excelente
7 - obra prima



 

1 comentário: