segunda-feira, 20 de novembro de 2017

"EPISÓDIO EM PALMETTO" - ERSKINE CALDWELL - LEITURAS 2017 - XX

Resultado de imagem para "EPISÓDIO EM PALMETTO" - ERSKINE CALDWELL


Também este, tal como todos os livros que já li de Erskine Caldwell, descreve muito bem a América rural, satiriza muito bem a situação dos pequenos proprietários rurais, da pequena burguesia das cidades provincianas às paixões racistas e religiosas.

Neste "EPISÓDIO EM PALMETTO" a principal protagonista, a professora Vernona Stevens é, por tendência instintiva, bem ao contrário da sua irmã velha que era indomavelmente impulsiva ou friamente calculista, conforme mais lhe convinha.

Vernona habituara-se a desejar os homens que não podia, ou não devia ter, mas isso não a impediu de tentar ser bem sucedida no cargo da nova professora do colégio de Palmetto.

A sua tentativa gorou-se, porém, antes mesmo de terminar a primeira semana de aulas, pois já então provocara nos habitantes da pequena cidade uma excitação nunca antes observada, atraindo numerosos e persistentes admiradores. 

Destes admiradores:
- um foi desencorajado com uma proposta audaciosa;
-outro foi bem acolhido mas, afinal, era casado;
-e um terceiro ameaçou suicidar-se se ela o desprezasse.

Perseguida pela sensualidade dos homens e pelos ciúmes das mulheres, Vernona acabará por dar largas à sua tendência instintiva ao longo de uma história que constitui um momento irónico à moralidade das cidades americanas.

Mais um bom livro deste que, não sendo um génio, foi um bom escritor, nascido pouco depois da viragem do século (1903-EUA), logo a seguir a uma série de outros grandes escritores americanos: Scott Fitzgerald e John dos Passos, Faulkner, Hemingway, Steinbeck.

Resultado de imagem para ERSKINE CALDWELL


4 - bom

0 - li, mas foi zero
1 - desisti
2 - li, mas não me cativou
3 - razoável
3,5 - interessante
4 - bom
5 - muito bom
6 - excelente
7 - obra prima


2 comentários:

  1. As tuas avaliações, Severino, fazem com que tenha vontade de me estrear em 2018 com o Caldwell ( mas tenho tantos livros à espera, com vontade de serem lidos...).

    Abraço e Boas Festas, com muitos livros bons no sapatinho.

    ResponderEliminar
  2. Obrigado.

    Também para ti tudo de bom. Boas Festas e bom ano novo.

    Abraço

    ResponderEliminar