sexta-feira, 21 de abril de 2017

O MAIS PEQUENO LIVRO DO MUNDO

Resultado de imagem para harrison ainsworth bibliography

Bem lá atrás, na prateleira mais alta da minha pequeníssima biblioteca encontrei um dos primeiros livros que comprei, em 12.10.1978, por 140 escudos (em todos os meus livros anoto a data da compra, o preço e o meu nome),  "Deixe de dizer não sei", uma edição de Setembro de 1978, cheio de pequenas curiosidades. Por exemplo, sobre livros, encontrei esta:

"O mais pequeno livro do mundo é o exemplar único do poema de Harrison Ainsworth, intitulado "Windsor Castle", (1842) oferecido à rainha Mary, da Inglaterra, pelo Sr. Gunneer, que escreveu toda a obra num volume de cem páginas...com um centímetro de altura".

Fui agora tentar confirmar se ainda seria este o mais pequeno livro do mundo mas parece que, entretanto, surgiram outros, sendo que actualmente o recordista será um ainda bem mais pequeno, tem o nome de "Shiki no Kusabana" (flores da época), mede 0,75 milímetros, tem 22 páginas com letras que não ultrapassam 0,01 milímetros, e foi desenvolvido por uma empresa japonesa que o apresenta agora como o livro mais pequeno do mundo, e que o terá colocado à venda, juntamente com uma lupa especial e uma versão maior, por 236 €.


Resultado de imagem para o livro mais pequeno do mundo
o mais pequeno livro do mundo

O mais pequeno livro do mundo escrito em português "O Barco e o Sonho" é da autoria do jornalista e escritor micaelense Manuel Ferreira, tem cem páginas, o tamanho de uma unha e pesa um grama. 

Resultado de imagem para o mais pequeno livro do mundo




Sem comentários:

Enviar um comentário